terça-feira, 27 de novembro de 2012

As virtudes do silêncio...


Outra vez estou meio sem ter como começar, Xuxa, Bieber, capitalismo americano, Royalties do petróleo, mensalão...não sei, mas juro que tinha a ver com Michel Teló.

Bom, havia um homem que viveu na França uns 300 ou 400 anos atrás, que era poeta, assim como tantos por aí. Porém, naquele tempo dele, ser poeta é quase como ser DJ nos dias de hoje, ou seja, se você chutasse uma moita, teria milhões deles por aí. Cansado de tudo aquilo, ele se mandou pra África, à procura de coisas mais tangíveis para a alma dele. Virou comerciante e aventureiro pelo mundo. Muitas vezes, um manual de como construir uma rede elétrica ou de como cuidar de uma gestação de risco pode fazer muito mais bem a uma pessoa do que "50 tons de cinza"...

Enfim, se ele se cansava de ouvir versos de poetas (pessoas que sabiam ou deveriam saber o que estavam falando), o que vá me dizer sobre o que vivemos nos tempos de hoje. Hoje vivemos a seguinte situação: O analista de mercado de capitais opina sobre o trabalho da Lady Gaga. Já o Justin Bieber, por exemplo, acha que pode teorizar sobre o capitalismo americano. Se eu já achava o cúmulo da humilhação para os americanos o Lula opinar na economia dos caras, Bieber opinar nesse assunto é um sinal de que algo está muito errado no mundo...(por favor, toquem Calypso e Michel Teló no meu enterro).

Nosso povo, que entende deveras de política, acha que pode opinar sobre o mensalão (que foi o próprio povo quem criou, lembremos bem). Mas tudo bem, o povo fala o que quer e está pelo menos tentando mostrar que quer sair de seu estado contínuo de alienação provocado pela mídia, muito embora no Brasil isso seja impossível. O que me incomoda mesmo, é a Xuxa dançando funk para falar sobre Royalties do petróleo, bem como os demais globais. Eu não falo sobre as novelas, que direito o Cauã Reymond tem de falar sobre reforma tributária ou Royalties do petróleo?

O nosso problema é: Vivemos uma época de palpiteiros tresloucados. Uma época de trevas, onde todo mundo acha que sabe tudo, e opina sobre tudo. Que estar na moda e por cima das correntes de pensamento bovino é a única coisa que importa, porque temos um status lá fora para manter e nunca, jamais devemos parecer "desalinhados". Em meio a essa barulheira toda, evoco pra vocês apenas as virtudes do silêncio. Desliguem a TV, o MP3, o som do youtube por 5 minutos, e escutem que som maravilhoso que sai. É o som do silêncio, é o som dos nossos pensamentos nos acarinhando o cérebro...

E agora eu deixo você meus amigos. Preciso encomendar um manual de como construir um EBITDA ou um milharal.

Abraço,

Leo

Nenhum comentário:

Postar um comentário