
Algumas pessoas vem a este mundo com o propósito de causar revoluções. São pessoas tão importantes, tão incríveis, que carregam dentro de si mesmas um estigma de força, coragem e vitória e marcam a história de um povo para sempre.
FERNANDO LÚCIO DA COSTA - Fernandão - Esse era um desses homens. Esse goiano veio para jogar no Internacional em 2004, num tempo onde o Internacional ainda não era o grande e poderoso Internacional que nós conhecemos. Ele foi um dos grandes, senão o maior articulador dessa mudança. Fernandão veio para cá, por obra do também eterno Fernando Carvalho, que ofereceu a ele um projeto que resgatasse a grandeza do Inter, e o tornasse o grande protagonista disso tudo, e foi exatamente assim que aconteceu.
Fernandão marcou o gol 1.000 nos Gre-nais. Ele também foi capitão do time na conquista da libertadores da América em 2006 e no mundial de clubes FIFA daquele mesmo ano. Ganhou Campeonato Gaúcho, Brasileiro (2005 o Inter é campeão, digam o que disserem), Recopa, Dubai Cup, enfim, ele foi o capitão de todas as conquistas que mudaram de forma dramática a trajetória do clube do povo do Rio Grande do Sul.
Mais do que isso, Fernandão também era um exemplo de liderança, de cidadão e de homem. Foi dirigente, aventurou-se como treinador, ofereceu a si mesmo em sacrifício quando o time ia mal, e um dia peitou o mundo dizendo publicamente que os jogadores estavam numa "zona de conforto" (expressão que eu mesmo já fiz inúmeras referências aqui no Sol). Foi dono de restaurante, de empresas, tinha uma fala muito forte, do alto do seu metro e noventa de altura, e sempre foi um homem sanguíneo, de coração, de emoção, um idealista em diversos aspectos.
A manhã de sol de hoje perdeu um pouco do brilho com a sua morte tão prematura. Todos nós colorados, e até os gremistas, que sempre o respeitaram, enfim, o povo do Rio Grande do Sul como um todo está de luto por sua partida. Aí do céu, sei que o time ganhou um grande capitão, grande na estatura, grande nas palavras, grande no futebol, grande no caráter.
Estou de luto por ti capitão, estou triste porque você se foi. Te peço que aí de cima, continue torcendo pela nação vermelha, que vai admirar eternamente o Rei Fernandão como um dia a FIFA te chamou. Muito obrigado por tudo, você nunca será esquecido!
Fica a lembrança do que realmente fica pra sempre. Homens morrem, heróis são eternos!!!
https://www.youtube.com/watch?v=msjBb5kt99g
Um abraço de quem está saudoso,
Leonardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário