Um Blog vinculado aos assuntos do dia-a-dia, as poesias da vida, ao futebol, a cerveja, as mulheres, e muitos outros assuntos interessantes.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
Vegetarianos
Eu nunca fui vegetariano. Como tenho sangue bárbaro nas veias, tenho certeza que não será nessa existência que serei.
Ao longo do tempo, no entanto, fui conhecendo algumas pessoas que optaram por não comer carne, por diversos motivos. Basicamente, essas pessoas conseguem ser tão sensíveis, que se colocam no lugar daquele animal morto, e por isso respeitam aquela vida. Afora isso, não comer carne é um comportamento ecologicamente sustentável, e economicamente mais viável de acordo com essas pessoas, muitas vezes embasadas em estudos sérios à respeito do tema.
Em tempo, a carne vermelha em excesso produz males ao organismo. Que digamos isso nós, os gaúchos que temos uma incidência muito maior de doenças cardiovasculares e obesidade. Assim sendo, por este arrazoado todo é que existe essa corrente de pessoas com essa orientação alimentar.
Amigos, amigas e até mesmo a minha namorada. Eu conheço muitos deles. E conheço muitas das dificuldades que eles passam. Eles escutam coisas como "mas, porque você não come, não gosta?", "parece boi, só pasta", "mas nem um peixinho?" " tem certeza que isso não faz mal?", entre tantas outras. Na maioria dos casos, nem mesmo seus familiares entendem bem a preferência, taxando isso de "frescura".
Além do mais, nas empresas, por exemplo, onde há refeitório, nota-se que a maioria dos pratos servidos é feito com algum tipo de carne, quer seja como prato principal, quer seja como molho. Nas nossas festas e comemorações? Lá está o churrasco...eu não sou vegetariano, mas sério, muitas vezes eu me sentiria um tanto deslocado caso eu fosse.
Além disso, do preconceito natural de uma parte, da outra parte também temos problemas. Assim como crentes da universal, alguns defensores do vegetarianismo conseguem ser tão "chatolas", que só dando uma martelada na cabeça deles. É aquele tipo de pessoa pentelha que vai perseguindo os outros, notadamente aquelas pessoas mais simples, que nesse mundo cada vez mais esquisito tem cada vez menos alegrias.
Gostaria de pedir que nós respeitássemos mais os vegetarianos, e que nos restaurantes sempre houvesse pelo menos umas duas opções interessantes de cardápio para estas pessoas. Seria muito interessante também estudarmos mais o tema, no que se refere a ausência da proteína da carne no nosso organismo e suas consequências para que também estas pessoas tenham uma vida realmente saudável. Uma boa propaganda sobre os malefícios do consumo de carne excessivo, também não faria mal.
Um abraço,
Leonardo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário