domingo, 26 de abril de 2015

Do balão mágico a MC melody


Poucas coisas me causam revolta ultimamente. Eu já não tenho me incomodado com os roubos do governo, com a sensação de insegurança que vivemos, nem mesmo com o medo de ficar doente com a precária assistência que temos a nossa disposição.

Não me revolto mais com essas coisas, porque sei que todas elas são originadas de um problema muito mais profundo: a falta de cultura da nossa população em geral. E por favor, não me entenda mal, conheço pessoas que estudaram até a 6ª série que são muito mais cultas que muita gente com diploma por aí. A falta de noção do ridículo, de bom senso e de discernimento está transformando nosso país de algo que teria muito futuro pela frente em algo deprimente. Vivemos num país onde ninguém se respeita, onde parece que perdeu-se a noção do certo e do errado.

Me pergunto, onde erramos no caminho dos anos 80 onde tínhamos o balão mágico, para hoje com a MC Melody, (funkeira de 8 anos de idade, que veste roupas eróticas e rebola como muita mulher feita não consegue fazer)? Me dei ao trabalho de ouvir uma das composições das quais ela interpreta, e ela fala em "recocadas" (algo que seria recalcadas), mostra notas de dinheiro, fala em ostentação e coisas vigentes da nossa música atualmente.

Aí me lembrei de um dia que passei na casa de minha mãe e vi os discos de vinil que ela e meu pai tão cuidadosamente guardaram ao longo dos anos, e lá me deparei com um vinil do balão mágico que era meu. Procurei no youtube uma das músicas e comecei a me lembrar da letra, e tem um trecho mais ou menos assim:

Super fantástico amigo/Que bom estar contigo/No nosso balão!
Vamos voar novamente/Cantar alegremente/Mais uma canção
Tantas crianças já sabem/Que todas elas cabem/No nosso balão
Até quem tem mais idade/Mas tem felicidade/No seu coração

Note a diferença, afora a poesia, muito mais rica que qualquer música do sertanejo universitário atual, note a intenção da pessoa que escreveu isso e tão lindamente as crianças cantaram...o objetivo era incluir mais pessoas na alegria, era fazer amigos, e não ser melhor do que o outro, superar o outro ou fazer o outro te invejar. Note que é a mesma coisa que acontece com as pessoas adultas.

Não há senso de comunidade, nem de que temos de trabalhar duro, sem invejar os outros, ou querendo ser melhor que os outros para conseguirmos aquilo que desejamos. Não respeitamos leis, não respeitamos horários, estatutos, regras em geral. Agora, pelo que estou vendo, sequer respeitamos o direito das crianças de serem crianças, coisa que sim, de fato, me revolta muito.

Outra coisa que me lembrei, foi do dia do batizado da minha pequena e maravilhosa afilhada, é que o pastor disse que eu, como padrinho da menina, deveria orientá-la espiritualmente. Vou fazer a menina ouvir várias vezes essa música do balão mágico, eu tenho certeza, para ver se faço ela escapar desses Mc's. Se cada um de nós colocar coisas mais bonitas para nossos filhos lerem, assistirem e ouvirem, quem sabe poderemos recuperar o tempo perdido. Quem sabe ainda haverá de restar esperança.

Portanto, eu saúdo a MC Melody. Ela é uma bofetada na cara da nossa sociedade cretina, como um balde de água com gelo para ver se o povo acorda e começa a mudar as coisas.


Um abraço para todos, não tenho a intenção de ser melhor do que ninguém ou de deixar alguém de fora.

P.S. Quem quiser ouvir a música do Balão Mágico e lembrar de tempos mais civilizados, segue o link.
https://www.youtube.com/watch?v=Pia8EBfzhF8


Nenhum comentário:

Postar um comentário