terça-feira, 2 de junho de 2015

Considerações sobre "O Boticário"


Não há ser humano nesse universo que não tenha algum tipo de preconceito. Já discutimos esse assunto exaustivas vezes aqui no Sol. Eu nunca externo muito os meus preconceitos, mas como o objetivo é sempre me expor, posso dizer: Não tenho preconceito contra pobre, rico, negro, gay, lésbica, religioso ou ateu, tenho preconceito basicamente com dois tipos de pessoas: Gente ignorante e gente chata (mesmo admitindo que eu, sou um pouco chato também).

Tergiverso, preciso falar sobre a propaganda da rede de cosméticos "O Boticário" onde aparecem casais "homem com homem" e "mulher com mulher". Sinceramente, casais gays tem menos direito de usar cosméticos? Creio que não, então do ponto de vista do mercado deste produto, não está errado, certo? Ficou um pouco confuso, mas o objetivo é brincar com as palavras justamente por isso. Essa noção de certo ou errado, embora apresente certas "cláusulas pétreas" é muito variável em muita coisa para a maioria das pessoas.

Pois bem, se você não gostou da propaganda, é simples, não a assista. Mas não pense que "O Boticário" apoia ou deixa de apoiar os casais LGBT. Não perca seu precioso tempo imaginando isso ou aquilo. A maioria das pessoas que eu conheço que não curtiram a propaganda, defendem esse negócio de "família tradicional". No meu caso, eu tive uma família tradicional, com pai homem e mãe mulher, e muita coisa da minha infância e adolescência eu não gostaria de me lembrar, em muita coisa não foi legal. As famílias em si são problemáticas e geram traumas, mas assim como o capitalismo, ainda não inventaram sistema melhor de vida social do que ela (seja a família que for, tradicional ou não). Me perdi de novo, só quero lembrar que por favor, não pense isso ou aquilo desta indústria de cosméticos, perca seu tempo dando amor a quem você ama (principalmente ao pessoal da sua família).

Outra coisa, se você é religioso, acredite no que você acha que deve acreditar. Mas sempre desconfie dos "mecenas da salvação". Questione as decisões dos líderes da sua religião, nem que seja internamente. Ninguém precisa criar uma reforma religiosa toda hora, mas nossa fé pode sim ser racional e podemos crescer a partir dela. Não preciso dizer que alguns líderes de algumas igrejas pediram veementemente um boicote à marca por conta da exposição dos casais LGBT na propaganda da já citada rede. Será que isso é justo? Não deveríamos comprar um produto pelo fato do mesmo ser bom ou não? Esse é o fundamento principal, é uma coisa que sempre digo..."importe-se com o resultado antes, porque ninguém comenta o quase, todo mundo lembra do resultado". Além do mais, você mulher ou homem hétero como eu, ficaria gay porque usou os produtos do Boticário? Creio que não...então...

Quem sabe não paramos com essas classificações e começamos a nos tratar mais como pessoas?

Vejo tanta gente que dá a vida por um cachorro de rua, mas não ajuda sequer o vizinho de porta se este tiver algum problema. Sinceramente, não desfazendo dos defensores dos animais, vejo que isso ocorre também, porque está sendo cada vez mais difícil nos relacionarmos uns com os outros, aceitarmos uns aos outros, amarmos uns aos outros. Animais não questionam, não retrucam, não fazem intrigas. Por isso, que é tão mais difícil amar um ser humano. Mas saiba, a dificuldade sempre trará as maiores recompensas. Então vamos parar com polêmicas vazias e vamos dar mais valor à nossos semelhantes?

Um abraço, desprovido de preconceito, sem enaltecer quem quer que seja. Todo mundo é igual, e segue o jogo.

Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário